sexta-feira, 28 de março de 2008

Querido povo!

Meus amores, nem toda corda é de salvação!

acho que tão importante quanto a cooperação entre as pessoas é o RESPEITO.
julgar é fácil, pensar é fácil, agora pensem no fundo de suas almas "imprimidoras de blogs", é um pouco injusto pré-conceber idéias a respeito de pessoas que pouco se conhece, é injusto FALAR na ausência de quem não pode defender-se.

resumindo, todas as pessoas têm o direito de dizerem qualquer coisa que desejarem, mas ao menos quando têm a pretensão de agredir, não espere que o lado oposto vá oferecer rosas.


pra ENTERRAR o assunto, cuidado ao imprimir blogs.

quinta-feira, 27 de março de 2008

reflexão

Quando não ha mais luz no tunel de tochas de fogo procurão sempre o botão para ligar as lampadas, porque sempre achamos que a luz aparecera em um lugar diferente, e insistimos que dentro delas encontraremos uma saida.

Toca a bola e respira!

Bom, confesso que esse trabalho da TIDIR vem se mostrando bastante empolgante, por mais que a hipocrisia, falta de caráter, e algumas análises precipitadas, mal embasadas e extremamente sem sentido andem "reinando" em nosso recinto académico, acredito que isso seja uma prova real e necessária que devemos provar e vivenciar, para num futuro próximo sabermos o que iremos encontrar não somente em nossa(s) futuras profissões mas também em nossa vida pessoal, afinal ser humano é assim cheio de conflitos em suas mais variadas formas de personalidades e atitudes.

deixando de lado toda essa coisa desnecessária,
o trabalho feito nessa ultima quarta parece ter colocado nosso grupo no caminho certo novamente.
já disse unicamente aos meus irmãos do grupo, toca a bola para mim e respira que o jogo está ganho.

abraço!

terça-feira, 25 de março de 2008

Livros pesquisados - Profº Renato

Tufano, Douglas, 1948
Estudos de lígua e literatura/ Doulglas Tufano
4. ed. rev. e ampl. Sçao Paulo: Moderna, 1990
*local da biblioteca: 807 T914e
Capítulo 1; Páginas: 1,2,4,5,11

Iniciação a sociologia / Nelson Dacio Tomazi
coord. let. al. l. - São Paulo: Atual, 1993
Páginas: 161 à 172 Capítulo V

segunda-feira, 24 de março de 2008

1º Trabalho Concluído

Segunda-Feira 24/03 na Aula de Sociantropologia mostramos ao Prof. Luis Vicente o nosso trabalho ele gostou e nos ajudou na conclusão, explicando o assunto que nos deu a desejada resposta. Conseguimos concluir o trabalho na data prevista.
Confesso que estava com medo de não conseguir entregar o trabalho pronto na data, o 1º passo já foi dado, agora é pensar na próxima disciplina.

domingo, 23 de março de 2008

Livros Pesquisados

Dia 18/03 a classe foi a Biblioteca e com a ajuda do Professor Renato achamos vários livros.
1) Introdução a Sociologia
Autor: Persio Santos de Oliveira Editora: Ática 20º Edição
Capítulo 7 "A Cultura" pág 134 e 135 / 141 a 150
301 O48I

2) Iniciação a Sociologia
Autor: Nelson Dácio Tomazi Editora: Atual
Capítulo 12 "Os Conceitos de Cultura e Ideologia" pág 162 a 178
301 I56 Ex: 3

3)Introdução a Sociologia
Autor: Fernando Bastos de Ávila Editora: Agir
Capítulo 10 "A cultura como fenômeno social" pág 291
301 A958I

sexta-feira, 21 de março de 2008

Eu sou Ana Lúcia e ainda não escolhemos um nome para o nosso grupo. Essa semana foi muito boa pois colocamos em prática o verdadeiro sentido da Tidir que é a interação das Disciplinas. Na Segunda-Feira o grupo foi a Biblioteca e ficamos 2 aulas pesquisando sobre a disciplina Estudos Literários com o Professor Renato, conseguimos encontrar muitos livros inclusive da questão colocada em Filosofia.
O Professor Luis Vicente tem sido muito atencioso, pois tem me passado muitos e-mails com textos que falam sobre sua questão.
Quarta Feira o grupo se reuniu para trabalhar no texto A Sociedade 24 Horas de Socioantropologia, as bibliografias pesquisadas pelos integrantes do grupo e estamos sintetizando as informações para chegarmos a uma conclusão.

Grupo 3 - Reino Unido.

Bom, nosso trabalho começou no dia 14 de março, com uma reunião do grupo na biblioteca e a promessa de pesquisa de material no fim de semana.

segunda feira, dia 17 pareceu ser bem empolgante, afinal já tinhamos conseguido um ótimo material em relação a pergunta de socio-antropologiae a proximidade do feriado facilitaria tudo.

dia 18 o prof° Renato, iniciou seu trabalho em tidir conosco, marcamos algum material q vai nos facilitar o trabalho, mas sinceramente o foco permaneceu em socio antropologia, mesmo eu acreditando que o prof° Renato nos deu uma ótima luz em relação a questão da matéria dele.

espero que a gente consiga terminar essa questão na data prevista,
assim não irei me sentir um líder idiota!


abraço.

terça-feira, 11 de março de 2008

DESCRIÇÃO DA PROPOSTA DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR DIRIGIDO

Tema: Determinantes sócio-culturais , estéticos e lúdicos da comunicação em Língua Portuguesa

Problema Geral TIDIR:

Qual o papel da língua na atividade comunicativa?

Demais disciplinas:
1. Comunicação Oral e Escrita em Língua Portuguesa
Em que aspectos lingüísticos se constrói a intertextualidade na imprensa escrita?

2. Introdução aos Estudos Literários
Qual a definição dos conceitos de língua, linguagem e cultura e sua relação com o processo da comunicação?

3. Filosofia
Como a ideologia se revela na linguagem?

4. Socioantropologia
De que maneira o desenvolvimento da língua, aliado ao desenvolvimento do pensamento, propiciou o rápido crescimento do homo-sapiens ao homo-sapiens-sapiens demens?

O cronograma de trabalho está pronto. Faremos a apresentação e discussão na próxima aula. ATENÇÃO RELATORES: Estou aguardando a publicação dos primeiros relatos dos grupos.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Aula 04/03 - Formação dos Grupos

Na aula de hoje, demos prioridade à formação dos grupos e à entrega do Plano da TIDIR.
Os grupos:
Formaram-se 4 grupos. Pedi que elegessem um relator, encarregado de registrar em nosso "Diário" os encontros realizados nas aulas de estudos independentes. Os grupos ficaram assim definidos:

Grupo 1
Ana Lúcia Gomes (relatora)
Tatiane dos Santos Nascimento
Carolina Lisboa
Sara Pereira S. Silva

Grupo 2
Marcelle Siroma M. Brandão (relatora)
Anna Carolina Topic Galaggi
Guilherme Henrique Miranda
Renato Moraes

Grupo 3
Gênesis Correira M. Oliveira (relator)
Cleide Maria
Felipe Teixeira Ribeiro
Raoni Mendes
Renata Rodrigues

Grupo 4
Suely Maria Leutes (relatora)
Nádia Pereira Marques
Cibelle Figueiredo
Vera Lúcia S. Soares
Adriana Gomes Simões

Para facilitar o acompanhamento do registro e eliminar a impessoalidade dos grupos, peço que os alunos dêem um nome ao grupo, que passará a identificá-los no processo de registro no diário.
Sobre o plano da TIDIR, comentarei oportunamente, já incluindo o cronograma dos trabalhos. Na próxima aula, dia 11/03: Apresentação dos textos produzidos sobre a questão apresentada no debate.

Debate sobre o texto: GONÇALVES, Francisca. "Interdisciplinaridade". IN: Presença Pedagógica.v.2. n.9 mai/jun. 1996.pp.78-81


No dia 29/02, durante o debate sobre o texto proposto, pudemos refletir sobre aspectos importantes da abordagem interdisciplinar dos conteúdos. Pelas intervenções de Gênesis, Ana Lúcia, Suely e Raoni, pudemos reafirmar a função da interdisciplinaridade como um dos componentes que conferem significado à aprendizagem. Suely e Ana Lúcia iniciaram o debate, questionando a posição da TIDIR como promotora da interdisciplinaridade. Retomei o conceito da problemática geral, do axioma, proposição necessária para integrar as disciplinas em torno da resolução de um problema comum ao elenco de disciplinas. Gênesis, preocupado com a prática, isto é, com a operacionalização do conceito de interdisciplinaridade, destacou, na leitura do texto, o posicionamento da autora sobre o cuidado que se deve ter para que o trabalho não se torne "repetitivo, cansativo, monótono". Expliquei que a observação da autora prende-se ao fato de que muitas iniciativas, que se pretenderam interdisciplinar no passado, acabaram trabalhando um mesmo "assunto"em todas as disciplinas. Demonstrei que isso não é interdisciplinaridade, mas "centro de interesse" e que tal abordagem leva a um desgaste e à monotonia, e que não era esta a nossa proposta. Raoni questionou por que a interdisciplinaridade, sendo tão importante na formação, só agora chega ao curso superior. Fiz uma retomada histórica do conceito, procurando pontuar que, embora há mais de 2o anos se discutam questões em torno da implantação da abordagem interdisciplinar nos currículos, o atual contexto sócio-econômico é que é o principal responsável pela exigência de um currículo mais dinâmico, capaz de preparar melhor, sobretudo os estudantes do ensino superior, para enfrentar os desafios de uma sociedade complexa, em todos os níveis. Para isso, é necessário que haja mudanças nos paradigmas atuais de formação e isso se faz com intenção, planejamento, envolvimento, diálogo, proposição de conflito e, sobretudo, desenvolver nos alunos e professores a disposição para enfrentar desafios, rompendo certos paradigmas que sempre colocaram os alunos na posição de "receptores"do conhecimento enquanto cabia ao professor a função de "transmissor". Embora ainda um pouco tímidos , a participação atenta e motivada todos os alunos deu-nos a possibilidade de esclarecer o papel da TIDIR como disciplina articuladora dos conteúdos abordados nas outras disciplinas, sobretudo a relação entre teoria e prática, entre conhecimento empírico (do senso comum) e conhecimento científico. Também ficou clara a nossa intenção de direcionar o processo de ensino-aprendizagem para a criação das condições necessárias ao desenvolvimento da consciência reflexiva dos alunos, a fim de que sejam capazes de "estabelecer relações entre idéias, e de elaborar, assimilar e socializar conhecimentos significativos para a vida real" (Gonçalves,1996, p.81).
No mesmo dia, organizamos os grupos e propusemos a primeira tarefa: elaborar um texto coletivo, sistematizando tudo o que discutimos sobre interdisciplinaridade, pensando na seguinte questão:"Considerando a leitura e o debate que fizemos sobre "interdisciplinaridade", qual a importância desse conceito e de sua abordagemn na formação do profissional de Letras?".
Os grupos ficaram de se reunir na aula de estudos independentes, para produzir o texto e apresentá-lo na terça-feira, dia 4, como parte da avaliaçao processual do TIDIR.

quinta-feira, 6 de março de 2008

CAMINHO PERCORRIDO ATÉ AQUI!

Em 12/02/2008

Tivemos, neste dia, nosso primeiro encontro: alunos do 1º. Módulo do curso de Letras e o professor da TIDIR. Como estavam chegando e se encontrando pela primeira vez, propus uma dinâmica de integração: "Meu nome, minha característica". A dinâmica consistiu no seguinte: cada um deveria se apresentar, dizendo o próprio nome e uma característica, que começasse com a letra inicial do seu nome. A dificuldade: antes de dizer seu nome e característica, o participante deveria dizer, primeiro, os nomes e as características de todos que o antecederam. Tarefa simples para o primeiro, mas de enorme concentração e memória para os que ficaram por último, já que não era permitido fazer anotações. O exercício fez com que cada um soubesse um pouco do outro, além de provocar, pela repetição, a memorização dos nomes, fundamental para quem encontra pessoas pela primeira vez.
Como temos apenas uma aula de 50 minutos por semana para o encontro, encerramos fazendo algumas breves considerações sobre a finalidade do TIDIR, propondo a retomada da discussão na semana seguinte.
18/02
Reunimos os alunos no auditório para um explanação geral sobre a Reforma Curricular, com destaque para o papel do TIDIR nesta nova concepção. Participaram a Diretora das Licenciaturas, Profª Wilma Pasta, alunos e professores dos cursos de Letras e Pedagogia. Ao final da apresentação, realizamos um debate sobre as questões levantadas pelos presentes.
19/02
No encontro desta data, tínhamos com objetivo debater os princípios que orientam o Trabalho Interdisciplinar Dirigido - TIDIR. Propusemos a dinâmica "Braços entrelaçados". Solicitou-se que os alunos dessem as mãos e formassem um círculo. O desafio: de mãos dadas, de frente uns para os outros, tinham de virar de costas, sem soltar as mãos. Primeiramente, os alunos ficaram estáticos, pensando como resolver a tarefa, achando-a impossível. Depois começaram a se movimentar desordenadamente. Em um dado momento, o aluno Gênesis tomou a liderança e sugeriu que um passase por baixo dos braços do outro. Começou, então, um movimento que, sem planejamento, fez com que os braços quase dessem um nó. Foram e voltaram várias vezes, testando várias hipóteses, mas sem ir até o final. Após muitas idas e vindas, interferi, orientando que o princípio era aquele (passar por baixo do braço um do outro), mas que estava faltando planejamento. Ao testar a hipótese até o final, conseguiram vencer o desafio. Resolvido o problema, passamos à discussão da experiência. Os alunos perceberam que, sem planejamento, sem estudar e avaliar a situação no percurso e, sobretudo, sem cooperação e diálogo, não conseguiriam dar conta da tarefa. Notaram a necessidade de pensar e testar novas hipóteses. A dinâmica possibilitou-nos discutir aspectos importantes para a realização do TIDIR: planejamento, estratégia, motivação para vencer o desafio, levantar e testar hipóteses sem medo de errar, cooperação, liderança, diálogo, solidariedade, afeto.
O primeiro encontro, na minha opinião, foi bastante proveitoso e atingiu plenamente os objetivos de sensibilização pretendidos.

Em 22/02/2008
Entreguei um texto para os alunos, nas aulas de TIDIR-prática, estudarem e problematizarem, avisando-os de que seria objeto de debate na aula seguinte. Texto: GONÇALVES, Francisca S. "Interdisciplinaridade". IN: Presença Pedagógica.v2 n.9 mai/jun. 1996.pp.78-81.
Objetivo: Entendermos melhor o conceito de "Interdisciplinaridade" e sua importância como abordagem dos conteúdos no curso de graduação.

O QUE É INTERDISCIPLINARIDADE?

A interdisciplinaridade busca a totalidade do conhecimento na interação entre as várias disciplinas, com o objetivo de superar o isolamento entre elas na estrutura curricular, aproximar a teoria da prática e criar novos espaços de investigação dentro e fora da sala de aula. A interdisciplinaridade é, portanto, uma atitude epistemológica e pedagógica que incorpora uma nova concepção de conhecimento, de sujeito e de relação do sujeito com o conhecimento.

quarta-feira, 5 de março de 2008

O QUE É TIDIR?

TIDIR é a sigla de Trabalho Interdisciplinar Dirigido. É uma disciplina na qual os alunos trabalham problemas propostos, alternando momentos de orientação em sala de aula e momentos de realização de atividades fora da sala de aula. Para tal, o TIDIR sustenta-se nos pressupostos da aprendizagem colaborativa e de resolução de problemas. Trabalhando em equipe, identificando e resolvendo problemas, os alunos compartilham não apenas idéias e informações, mas também estilos e estratégias de aprendizagem. Na interação com os outros e com o objeto de conhecimento, descobrem que as pessoas aprendem de diferentes modos, passam a reconhecer e a experimentar suas próprias maneiras de aprender, ou seja, passam a " pensar como se pensa" (metacognição). Com isso, alcançam estádios cada vez mais avançados de autonomia intelectual, aliada à autonomia moral, que envolve, sobretudo, o aprender a respeitar regras de convivência e de relacionamento interpessoal, a responsabilizar-se pela realização de um projeto coletivo e a assumir compromisso com a própria formação.

BEM-VINDOS

Este é o Diário de Pesquisa da disciplina TRABALHO INTERDISCIPLINAR DIRIGIDO-TIDIR , do Curso de Letras , do Centro Universitário Monte Serrat- UNIMONTE, Santos, SP. Aqui registraremos todos os encontros, reflexões, debates, convergências e divergências dos alunos-pesquisadores do 1o. Ciclo A, durante a elaboração da pesquisa interdisciplinar proposta e orientada conjuntamente por todos os professores, sob a mediação do Prof. Ms. Edson Florentino José, a quem coube a orientação geral do estudo. Nossa expectativa é que esse blog torne-se importante documento de registro, avaliação e divulgação do trabalho realizado por nossos alunos.
SEJAM TODOS BEM-VINDOS!!