quinta-feira, 6 de março de 2008

CAMINHO PERCORRIDO ATÉ AQUI!

Em 12/02/2008

Tivemos, neste dia, nosso primeiro encontro: alunos do 1º. Módulo do curso de Letras e o professor da TIDIR. Como estavam chegando e se encontrando pela primeira vez, propus uma dinâmica de integração: "Meu nome, minha característica". A dinâmica consistiu no seguinte: cada um deveria se apresentar, dizendo o próprio nome e uma característica, que começasse com a letra inicial do seu nome. A dificuldade: antes de dizer seu nome e característica, o participante deveria dizer, primeiro, os nomes e as características de todos que o antecederam. Tarefa simples para o primeiro, mas de enorme concentração e memória para os que ficaram por último, já que não era permitido fazer anotações. O exercício fez com que cada um soubesse um pouco do outro, além de provocar, pela repetição, a memorização dos nomes, fundamental para quem encontra pessoas pela primeira vez.
Como temos apenas uma aula de 50 minutos por semana para o encontro, encerramos fazendo algumas breves considerações sobre a finalidade do TIDIR, propondo a retomada da discussão na semana seguinte.
18/02
Reunimos os alunos no auditório para um explanação geral sobre a Reforma Curricular, com destaque para o papel do TIDIR nesta nova concepção. Participaram a Diretora das Licenciaturas, Profª Wilma Pasta, alunos e professores dos cursos de Letras e Pedagogia. Ao final da apresentação, realizamos um debate sobre as questões levantadas pelos presentes.
19/02
No encontro desta data, tínhamos com objetivo debater os princípios que orientam o Trabalho Interdisciplinar Dirigido - TIDIR. Propusemos a dinâmica "Braços entrelaçados". Solicitou-se que os alunos dessem as mãos e formassem um círculo. O desafio: de mãos dadas, de frente uns para os outros, tinham de virar de costas, sem soltar as mãos. Primeiramente, os alunos ficaram estáticos, pensando como resolver a tarefa, achando-a impossível. Depois começaram a se movimentar desordenadamente. Em um dado momento, o aluno Gênesis tomou a liderança e sugeriu que um passase por baixo dos braços do outro. Começou, então, um movimento que, sem planejamento, fez com que os braços quase dessem um nó. Foram e voltaram várias vezes, testando várias hipóteses, mas sem ir até o final. Após muitas idas e vindas, interferi, orientando que o princípio era aquele (passar por baixo do braço um do outro), mas que estava faltando planejamento. Ao testar a hipótese até o final, conseguiram vencer o desafio. Resolvido o problema, passamos à discussão da experiência. Os alunos perceberam que, sem planejamento, sem estudar e avaliar a situação no percurso e, sobretudo, sem cooperação e diálogo, não conseguiriam dar conta da tarefa. Notaram a necessidade de pensar e testar novas hipóteses. A dinâmica possibilitou-nos discutir aspectos importantes para a realização do TIDIR: planejamento, estratégia, motivação para vencer o desafio, levantar e testar hipóteses sem medo de errar, cooperação, liderança, diálogo, solidariedade, afeto.
O primeiro encontro, na minha opinião, foi bastante proveitoso e atingiu plenamente os objetivos de sensibilização pretendidos.

Em 22/02/2008
Entreguei um texto para os alunos, nas aulas de TIDIR-prática, estudarem e problematizarem, avisando-os de que seria objeto de debate na aula seguinte. Texto: GONÇALVES, Francisca S. "Interdisciplinaridade". IN: Presença Pedagógica.v2 n.9 mai/jun. 1996.pp.78-81.
Objetivo: Entendermos melhor o conceito de "Interdisciplinaridade" e sua importância como abordagem dos conteúdos no curso de graduação.

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